quinta-feira, setembro 07, 2006


Ontem estava lua cheia, julgo eu. A lua estava pequena mas com uma potência de luz muito impressionante. Só a vi muito à noitinha quando estava a fumar um cigarro à janela depois de ter tratado da refeição dos miúdos, tê-los deitado, ter preparado o jantar e tê-lo comido juntamnete com a paula a assitirmos a uma série cómica na sic comédia. Foi uma visão impressionante. É o pensamento do dia que aqui deixo - a lua cheia. Porque é que às vezes nós temos luas maiores do que as outras. terá a ver com a proximidade do ponto em que estamos no globo em relação à lua? Provavelmente sim, no entanto não está dependente de estações pois ela anda sempre á volta da terra, enfim não me vou alongar mais.
Hoje destaco também a notícia que vi quando cheguei ao emprego na internet. Era qualquer coisa como vítima do sequestrador austríaco pensou constantemente na fuga durante os 8 anos que esteve em cativeiro. Abri o resto da notícia e basicamente era um resumo das entrevistas que esta rapariga finalmente deu após ter conseguido fugir da casa do sequestrador. Ela dizia algo como durante os anos em que estive sequestrada pensava muitas vezes em degolar o sequestrador, pensava constantemente em fugir... Enfim coisas relativamente normais para quem está sequestrada desde os 10 anos de idade e consegue fugir já adulta, ou seja, aos 18 anos. Mas o que mais me impressionou foi o facto desta rapariga não empregar termos mais violentos e com uma dose de revolta para explicar o se cativeiro. De tal forma foi branda que ela começou a entrevista a dizer algo como: Não vou dizer mal do meu sequestrador pois ele já morreu e não é bom falar de pessoas mortas, principalmente se a sua mãe estiver viva ainda...
Isto revela um civismo a roçar o absurdo e um autocontrolo brutal. Estamos na europa é verdade, e estamos a falar de um país germânico, no centro da europa, mas cá para mim isto revela outras coisas - Concerteza houve um relacionamento entre estes dois indíviduos que não foi mau, ou talvez, já está a programar a sua vida futura... Terminou a notícia a dizer que queria dedicar-se a causas humanitárias como ajudar as mulheres no méxico que são vitimas de maus tratos e combater a fome em áfrica. O que levanta ainda outra lebre. Durante este cativeiro esta rapariga recebeu educação e informação sobre o que passa no mundo. Como terá sido este relacionamento? Gostaria muito de tentar perceber tudo isto, entrar dentro da cebeça de um e de outro e perceber as suas motivações e reacções. Tudo isto me parece demasiado polido para o que realmente aconteceu. Mas são só palpites.
Destaco para hoje também as fabulosas notícias que nos chegam do reino da américa, proclamadas pelo seu monarca surrealista - george w. bush. Em público perante as camaras e o mundo este animal reconheceu que a cia mantém prisões em vários locais espalhados pelo mundo e que a partir de agora existe um novo manual de tortura para as tropas americanas. Nas palavras dele obviamente não quiz dizer manual de tortura, disse algo como procedimentos para fazer os priosioneiros responderem a um interrogatório, os quais incluiam espancamento, tortura do sono, técnicas de despir o interrogado para se sentir mail e um rol de coisas absolutamente fantástico.
E disse isto com um tom tipo civilizado e salvador do mundo. A partir de agora os procedimentos são os seguintes... O que significa que até agora os procedimentos ou a tortura deverá ter sido atroz... Os americanos são de facto os reis desta merda toda e têm o desplante e a intelegência de nos confrontarem com tudo isto. Não sei muito bem o que pensar disto tudo, mas de uma coisa tenho a certeza - é que tudo isto me desgrada. Ainda ontem defendi os americanos frente à paula, hoje estou diferente.
A carolina ontem conseguiu passar da posição sentada para a posição de gatas e manteve-se em quatro. Foi um bom avanço. Os dois reluzem de felicidade. estão contentes, sempre a rirem-se e isso é muito gratificante.
este fim de semana vamos todos a belém ver o flutag da red bull - deve ser divertido.

Sem comentários: