quarta-feira, janeiro 17, 2007


Estou chocado com as notícias que têm vindo a lume provenientes dos vários cantos do globo. A começar a publicação de uma estatística da ONU no qual disse que em 2006 houve cerca de 32.000 mortos civis e 34.000 feridos civis no Iraque resultantes de acções de guerra e guerrilha... 32.000 MORTOS CIVIS! Isso equivale a cerca de 2667 mortos por mês, 89 mortos por dia e quase 4 mortos por hora no iraque... civis... è uma panorama triste e que acho francamente que não corresponde à verdade. Deve haver muitos mais mortos. Os sinais são evidentes. Em primeiro lugar esta é uma estatística emanada da ONU, cujo principal padrinho é precisamente o país responsável pela maior parte desta desgraça. Logo a seguir, a contabilização dos feridos que é muito aproximada da dos mortos e todos sabemos que de acordo com as estatísticas realizadas em todos os cenários de guerra, a cada morto corresponde normalmente entre 3 a 4 feridos no mínimo. Finalmente o próprio Iraque não tem possibilidade de calcular os números desta tragédia. Se os hospitais que estão a cargo do governo deste país e as morgues e os cemitérios não têm capacidade para comunicar entre si, como é que a ONU tem? Parece-me que esta tragédia é muito maior do que aparente e na verdade a guerra foi só uma cereja em cima do bolo... Uma espécie de aperitivo. Agora é que as coisas estão realmente a doer. E estão a doer tanto que o próprio Bush no mesmo dia que veio a público admitir os seus erros na estratégia de pacificação do Iraque, anunciou que vai enviar mais 21.000 homens para o terreno... O que é que se passa com esta merda toda? Está tudo louco? Parece-me que estes 21.000 são para se preparar uma possível invasão ao irão ou mesmo para amedrontar os iranianos. Vamos ver...
Mas não é tudo. addam Hussein foi condenado à morte por enforcamento. A opinião pública previa o seu enforcamento lá para Fevereiro, mas subitamente foi anunciado a sua execução cerca de 2 ou 3 dias depois da publicação da sentença. Imagens passaram pelas televisões do mundo com o homem encapuçado e com uma corda ao pescoço. Mas o melhor está para vir. Um alto funcionário do Iraque gravou a execução no seu telemóvel e lançou para o youtube. Eu vi o vídeo e pouco se vê, mas vê-se o alçapão a abrir e o homem a ficar pendurado pelo pescoço. Recentemente foi notícia também o enforcamento do seu meio irmão e de uma juiz ou um alto funcionário da justiça iraquiana da era saddam. Desta vez não foi permitida a presença de telemóveis durante o enforcamento, mas circula uma notícia de que o irmão de saddam foi decapitado durante o enforcamento, fruto de uma corda mal colocada no pescoço e do alçapão ter aberto antes de tempo. Absolutamente vergonhoso!
Outras notícias me escandalizara, como por exemplo, o facto do barril de petróleo ter baixado para perto dos 50 dólares, quando à cerca de 3 meses atrás ter andado perto dos 80 dólares. A subida do preço do barril de petróleo foi acompanhado pelas gasolineiras que comercializam combustível reflectindo-se os preços na nossa carteira. Agora que o petróleo baixou, o governo aumentou o imposto sobre os combustíveis fazendo com que o preço se mantivesse. Deverei ser muito estúpido ou andam a gozar com a nossa cara? De tal forma que isto é ridículo, que os impostos representam em Portugal mais de 65% do preço dos combustíveis! E algo de estranho, de muito estranho se está a passar aqui, pois mesmo os comentadores supostamente independentes do poder político estão a vomitar comentários como: "este aumento de imposto tem lógica e é aceitável pois permite equilibrar as contas públicas...". Surpreendente!
Mas não fico por aqui. Um dos tópicos abordados durante a visita de Cavaco Silva à Indía foi o facto de portugal ter muitos feriados e isso afectar a produtividade nacional. Como sugestão a este cenário catastrófico propõem desviar todos os feriados para 2ªs ou 6ªs feiras... ???... O que é que se passa? mas isto é assunto para ser debatido? Não há outras coisas para pensar? Isto é sério ou é uma brincadeira? Espantoso!
Já estou mais seguro dos próximos passos que irei dar relativamente ao meu futuro. Muito se irá desenrolar daqui para a frente e estou mais sereno. Fui convidado para dar aulas novamente na EPCI e apesar de achar aquela escola uma merda, fico contente por se lembrarem de mim. Acho que vou aceitar.
O afonso e a carolina estão numa fase enternecedora. Hoje não falarei muito deles, mas falarei mais à frente.
Como pensamento positivo para hoje deixo o Sebastião Salgado. É um fotógrafo brasileiro da magnum que percorreu mundo a tirar fotografias sobre o mundo precário do trabalho. É um fotojornalista e editou um albúm absolutamente fascinante intitulado precisamente de trabalho" e com fotos absolutamente estonteantes. Os meus colegas na Unicre ofereceram-me o livro como prenda de casamento e sempre que o abro para rever as fotos fico absolutamente extasiado com a sua capacidade de retratar situações combinando o cru com o poético como ninguém.

Sem comentários: