quarta-feira, janeiro 31, 2007


Ontem acabei o módulo de marketing relacional e fidelização na etic. Caberá agora aos alunos concluirem os seus trabalhos de grupo e apresentá-los no próximo dia 9 de fevereiro. Será esta apresentação que irá condicionar e definir a nota final de cada um. Gostei bastante de dar este módulo. Calhou-me uma boa turma e a matéria é bastante mais agradável do que as anteriores que dei na epci. Fui desleixado na preparação das aulas. Deveria ter arranjado mais tempo para me preparar, mas apesar de tudo ainda fiz alguma pesquisa e deu para fazer uma apresentação muito interessante de cerca de 100 páginas. Gostei de estudar e foi bastante útil para mim. Revi alguns assuntos e aprofundei outros construindo assim novas bases para poder pensar o marketing relacional e a minha profissão. Estes desafios são interessantes por isso e por poder praticar a nossa oratória. Na verdade o papel de um professor é central na nossa sociedade. Tem um poder imenso e deve ser explorado e tratado de uma forma muito especial. Tem além disso o poder da auto-estima. Foi uma experiência muito interessante que pretendo repetir aqui na etic. Tenho uma proposta para dar uns workshops na epci mas vou recusar. Os alunos são maus e a escola está extremamente mal organizada.
Ontem os meus filhos comeram a sua primeira refeição de sólidos integral. Na verdade comeram a nossa refeição, peixe com arroz. Naturalmente adoraram, pois continha sal e sentiam-se bem a imitar-nos e a fazer exactamente a mesma coisa. É muito importante estimularmos este gosto pela comida nos nossos filhos. Eles têm de sentir-se bem a comer e confortáveis, como se as refeições fossem um momento de prazer, não apenas gustativo, mas de todos os sentidos. Isto custa-nos a nossa própria refeição, pis a atenção dispendida é enorme. Não interessa. O segredo é arranjar uma rotina, uma rotina que previligie a brincadeira à mesa. Ao princípio custa, pois estamos cansados, estoirados mesmo, mas com o tempo vai lá.
Ontem foi dia de pediatra. Não consegui ir, mas a Paula foi lá com eles. Está tudo óptimo exceputando o peso do afonso. Muito abaixo para a sua idade, na verdade abaixo inclusivé do percentil 5. Estamos um pouco preocupados. Na consulta dos 15 meses vamos avaliar a evolução do peso e determinar futuras medidas a tomar relativamente ao peso do afonso.
Nas nossas sessões nocturanas de tv/computador na cama a ver séries americanas, deu-se um caso que não gostaria de deixar passar, pois foi absolutamente inédito para mim. Estávamos a visionar o Dr. House e num episódio debruçaram-se sobre os malefícios do tabaco e pela primeira vez na vida senti um impulso de deixar de fumar imediatamente. Quase como um imperativo. Foi um sinal. Deverá estar para breve deixar de fumar (com bastante pena pois poucas coisas igualam o sabor e o prazer de um cigarro).
Como pensamento positivo para hoje deixo novamente o manuel vasquez montalbán e o seu personagem pepe carvalho. Não me vou alongar mais sobre esta personagem a roçar a perfeição. Já o disse anteriormente. Faço nova menção pois já comecei a ler a segunda parte da derradeira obra do montalbán dedicada às viagens do pepe carvalho. Finalmente consegui comprar o milenio 2: nos antípodas e espero grandes feitos deste livro. É uma espécie de vício que se instalou em mim e que não irei abdicar por nada.
Viva o pepe carvalho!

Sem comentários: